campaign-5
  • 8 de Abril, 2025

“Precisamos de uma Europa Social mais forte”, defende Sérgio Humberto

Sérgio Humberto, membro da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais, afirma que “precisamos de uma Europa Social mais forte, justa e solidária”, neste que é um dos pilares fundamentais do projeto europeu.

    O eurodeputado do PSD apelou a um sentido de responsabilidade e compromisso de todos os cidadãos europeus, na sessão plenária de Estrasburgo.

“A nossa ação política deve colocar as pessoas em primeiro lugar, privilegiando o ser humano em todas as suas dimensões”, defende o deputado social-democrata. Para Sérgio Humberto, isto significa promover políticas transversais e sistémicas, que apoiem as famílias, destaquem a dignidade humana, a segurança, saúde, emprego e esperança de um futuro melhor.

“No âmbito das políticas sociais e de emprego, a Comissão Europeia tem disponibilizado ferramentas, apoios e fundos para ajudar os Estados-membros a criar economias mais resilientes e inclusivas, através do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, explica.

Contudo, Sérgio Humberto apela a um maior esforço coletivo para que os Estados-Membros da União Europeia possam alcançar os grandes objetivos da UE para 2030 em matéria de emprego, competências, redução da pobreza e saúde para toda a população. Para o deputado do PSD, o compromisso é claro, “construir uma Europa Social onde todos tenham as mesmas oportunidades, onde o trabalho seja digno, onde a vida seja acessível e onde a saúde seja um direito universal”.

“Vivemos tempos de desafios complexos”, lamenta. “Milhões de europeus enfrentam dificuldades para pagar as suas contas, manter as suas casas e garantir um futuro digno para as suas famílias”. 

De acordo com o eurodeputado, devemos reforçar políticas que garantam uma habitação acessível e condigna, uma educação e formação gratuita e de qualidade, uma proteção dos postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores e o acesso equitativo aos cuidados de saúde para todos. “O Pacto Social Europeu deve garantir que ninguém seja deixado para trás”, alerta.

“A dignidade humana de um trabalhador começa com a segurança do seu emprego e a justiça do seu salário. O modelo social europeu deve proteger os trabalhadores, promovendo contratos justos, direitos laborais sólidos e condições de trabalho seguras”, salienta o deputado do PSD.

Segundo Sérgio Humberto, é fundamental garantir que todos os cidadãos tenham acesso equitativo aos cuidados de saúde, independentemente da sua localização geográfica ou condição social. Isto pode incluir o investimento em infraestruturas de saúde em áreas rurais e remotas, a utilização de tecnologias digitais para facilitar o acesso aos cuidados de saúde, e a criação de programas de apoio para grupos vulneráveis.

“Devemos também reforçar o financiamento dos serviços de saúde, garantir medicamentos essenciais a preços acessíveis e investir na investigação e inovação médica, não esquecendo e priorizando a saúde mental na agenda europeia, privilegiando iniciativas concretas e ambiciosas para a promoção da saúde mental e a prevenção de doenças mentais”, afirma.

Sérgio Humberto defende que o projeto europeu deverá ser um escudo protetor contra a pobreza, a exclusão social e as desigualdades. “Devemos avançar para um Pilar Europeu dos Direitos Sociais que garanta condições de vida e trabalho dignas para todos os cidadãos, independentemente da sua nacionalidade ou condição socioeconómica”, explica.

“O futuro da Europa depende da coesão e da solidariedade entre os seus povos”, conclui.