campaign-5
  • 15 de Abril, 2025

PSD na liderança na luta contra os problemas de saúde mental

“Não existe saúde sem saúde mental.” Foi sob este mote que os Deputados Paulo Cunha e Sérgio Humberto, em colaboração com o Município de Barcelos, organizaram uma conferência no Parlamento Europeu. 

Esta iniciativa com o tema “Barcelos - 1ª Capital da Saúde Mental”, trouxe até Bruxelas a Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, e outras várias entidades portuguesas e europeias, e tinha como o objetivo alertar para um problema que infelizmente faz parte da vida de cada vez mais pessoas e apresentar o grande caso de sucesso que tem sido a cidade de Barcelos no combate a este flagelo.

Segundo o chefe da delegação do PSD, este é um problema que já não afeta só os países mais desenvolvidos, é um problema que já afeta todos os países, desde as faixas etárias mais baixas até aos nossos seniores.

“É necessário combater este flagelo e temos neste momento na cidade de Barcelos, na Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente, Mário Constantino, um ótimo exemplo de como abordar os temas ligados à saúde mental”, afirma Paulo Cunha.

Sérgio Humberto, enquanto membro da Comissão parlamentar de Saúde Pública, defende a necessidade de se fazer mais nesta temática e reforça que o PSD irá liderar em Portugal e na Europa esta luta.

“Precisamos de olhar para o caso de Barcelos e replicar à grande escala, nas restantes cidades e países, o seu pioneirismo.”

Este é um problema que vai assolando cada vez mais portugueses. Segundo dados da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, 23% dos portugueses sofrem de algum tipo de perturbação psiquiátrica, fazendo com que Portugal seja o segundo país da Europa com maior prevalência de doenças psiquiátricas na Europa.