campaign-5
  • 7 de Novembro, 2024

Sebastião Bugalho questiona a Comissária indigitada para o Alargamento, Marta Dos

Na audição da Comissária-indigitada Marta Kos, que decorreu na manhã do dia 7 de novembro, sob coordenação da Comissão dos Assuntos Externos (AFET), o deputado Sebastião Bugalho, vice-coordenador da AFET e porta-voz da Delegação do PSD no Parlamento Europeu, questionou a candidata eslovena sobre a necessidade de uma maior interação e participação dos países envolvidos no processo de adesão com a Eurojust (Agência da União Europeia para a Cooperação Judiciária Penal), como forma de os ajudar a combater a corrupção e a utilizar os fundos europeus adequadamente.

Em resposta, a Comissária-indigitada reconheceu a importância da aproximação à Eurojust pelo países em processo de adesão, considerando-a positiva e dando como bom exemplo a Bósnia-Herzegovina que já dera semelhante passo.

Numa perspetiva de verificação de potenciais conflitos de interesses, o deputado perguntou a Marta Kos se ainda detinha a sua empresa de consultoria sediada na Suiça e se, no decurso do seu trabalho, tivera clientes que constassem das listas de sanções da União Europeia.

A candidata eslovena reconheceu a existência da referida empresa e comprometeu-se a encerrá-la se a sua indigitação fosse confirmada pelo Parlamento Europeu. Para além disso, afirmou que nenhum dos seus clientes constava da referida lista.

O Parlamento Europeu confirmou a candidata eslovena como Comissária para o Alargamento, estando o Colégio de Comissários ainda sujeito a votação final na Sessão Plenária de Novembro em Estrasburgo.