Serviço Regional de Saúde em debate no Parlamento Europeu

Serviço Regional de Saúde em debate no Parlamento Europeu

O Eurodeputado e Chefe de Delegação do PSD no Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes, organizou esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, uma conferência subordinada ao tema "Igualdade no acesso à saúde na UE: a importância dos fundos europeus para reduzir disparidades", que contou com o Secretário Regional da Saúde e Desporto dos Açores, Clélio Meneses, como orador principal.

O evento teve como objetivo reunir eurodeputados, autoridades europeias, nacionais e regionais, especialistas em saúde e outros stakeholders do setor para discutir os desafios e as oportunidades da utilização dos fundos europeus na melhoria do acesso e da qualidade dos cuidados de saúde nas diferentes regiões da UE, em particular nas ultraperiféricas como a Região Autónoma dos Açores.

Para José Manuel Fernandes, “a pandemia veio evidenciar as fragilidades existentes no setor da saúde em toda a UE, com algumas regiões, como os Açores, a enfrentarem maiores desafios no acesso a estes cuidados e veio relembrar-nos que muitas doenças não conhecem fronteiras, daí a necessidade de criarmos ‘uma frente de combate’ europeia que inclua estas regiões”.

“Os fundos europeus são de facto importantes para lidar com as disparidades que persistem, mas a sua utilização eficaz requer colaboração e parcerias. Esta conferência pretendeu ajudar a criar essas pontes, foi um momento muito importante de partilha de melhores práticas, troca de ideias e identificação de desafios e soluções comuns”, referiu o eurodeputado.

Para o Social-democrata, “a agenda para a saúde, que o Senhor Secretário Regional desenvolveu em Bruxelas, comprova o elevado sentido de oportunidade do Governo dos Açores, uma vez que estamos a caminhar para uma maior integração europeia no domínio da Saúde e os Açores, com os sobrecustos que têm, não devem ficar isolados e à margem”.

A finalizar, o Eurodeputado relembrou, reforçando a importância deste contacto direto com Bruxelas, que “as nossas regiões autónomas, e ultraperiféricas, têm ficado, em muitos domínios, reféns das vontades do Governo da República, o que toma contornos preocupantes quando os governos são de cores diferentes. Sem esta proatividade, os Açores ainda não teriam informação ou sequer sido envolvidos na definição dos programas de trabalho do programa EU4Health (Programa para a Saúde) por exemplo, que dispõe de mais 5 mil milhões de euros, que pode aliviar e muito os orçamentos regionais para a saúde”, lamentou.

Conheça o restante painel de oradores:

- Álvaro Amaro, Eurodeputado, Membro da Comissão de Desenvolvimento Regional, Relator da posição do Parlamento Europeu para a nova Estratégia da UE para as Regiões Ultraperiféricas;

- Younous Omarjee, Eurodeputado, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu;

- Dolors Montserrat, Eurodeputada, Membro da Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, Membro da Comissão Especial sobre a pandemia de COVID-19, Membro da Comissão Especial de Combate ao Cancro, e, inclusive ex. Ministra da Saúde em Espanha, relatora da posição do Parlamento Europeu sobre as lições e recomendações apreendidas na pandemia;

- Richard Price, Head of Policy da Organização Europeia para o Cancro;

- Antonio Di Giulio, Chefe de Unidade da Direção-Geral da Saúde, responsável pelo programa EU4Health, da Comissão Europeia;