“Só vencerá uma boa Estratégia «do prado ao prato» se houver prado”

“Só vencerá uma boa Estratégia «do prado ao prato» se houver prado”

No debate na Sessão Plenária de hoje em Estrasburgo, relativo à "Estratégia «do Prado ao Prato»: o papel-chave dos agricultores e das zonas rurais", com o Comissário da Agricultura, Janusz Wojciechowski, o Deputado Europeu do PSD, Álvaro Amaro, deu voz às suas preocupações relativamente ao futuro do mundo rural e da agricultura.

Na sua intervenção, Alvaro Amaro recordou que “só vencerá uma boa Estratégia ‘do prado ao prato’ se houver prado”. Para tal, cumpre fazer justiça aos agricultores europeus, dando-lhes força, dotando-os dos instrumentos necessários, de segurança e previsibilidade para a sua acção e obviamente duma PAC adequadamente financiada, como bem sublinhou o Deputado do PSD: “precisamos de evitar o despovoamento das zonas rurais, precisamos de ter segurança alimentar e por isso precisamos, de facto, de um orçamento mais elevado para a PAC.

+Info: intervenção em plenário

Enquadramento:

Em 12 de dezembro de 2019, a Comissão publicou a sua comunicação sobre o Pacto Ecológico Europeu (COM(2019)0640), acompanhada de um roteiro, nos quais é mencionada a estratégia «do prado ao prato».

Na referida comunicação, a Comissão estabelece um plano ambicioso e abrangente para tornar o sistema agrícola e alimentar europeu a norma mundial em matéria de sustentabilidade. O plano abrange as políticas relevantes para a agricultura e as zonas rurais que estão atualmente a ser revistas, nomeadamente a política agrícola comum (PAC), a estratégia para as florestas, a estratégia de biodiversidade para 2030, o plano de ação para a economia circular, a estratégia para os produtos químicos num contexto de sustentabilidade e as medidas para fazer face aos principais fatores de perda de biodiversidade.