“A crise económica e financeira tem acentuado a fragilidade das finanças públicas, e em outros casos, dos sistemas bancários em certos países. A situação social e económica deteriorou-se e o desemprego aumentou. Os postos de trabalho não se teriam perdido, se os governos socialistas não tivessem fechado os olhos à crise e tivessem agido antecipadamente”, explicou a eurodeputada Regina Bastos, depois da votação na Comissão do Emprego do Parlamento Europeu sobre o emprego e aspectos sociais do papel e acção da Troika (BCE, Comissão e FMI) no que respeita aos países da zona euro.
Depois da irresponsabilidade socialista de ter levado o país à bancarrota em 2011, foi necessário que as instituições internacionais desenvolvessem, de forma urgente, programas financeiros para apoiar os Estados-Membros. Estes programas foram considerados como respostas urgentes das instituições internacionais para situações urgentes dos Estados-Membros. Apesar das instituições internacionais não estarem preparadas para situações semelhantes, tudo fizeram para apoiar os países e tiveram de, muito rapidamente, desenvolver soluções técnicas e políticas que impediram que os países entrassem em falência técnica e deixassem de cumprir com os seus compromissos.
“Não podemos ignorar o facto da situação social nos quatros países sob intervenção da Troika se encontrar já muito difícil, uma vez que estes mesmos países estavam à beira da bancarrota. A inacção socialista teve consequências drásticas para o país”, declarou a relatora-sombra do Grupo PPE Regina Bastos.
Importa salientar que a Deputada do PSD auscultou diversos parceiros sociais dos Estados-Membros afectados pelas medidas de austeridade, entre os quais o Presidente do Conselho Económico e Social de Portugal, Grécia e Irlanda.
Foi entendimento generalizado que as medidas de austeridade devem constituir uma solução equilibrada entre a consolidação fiscal e o crescimento económico, sendo fundamental que agora se adoptem medidas concretas na área da criação de emprego, combate à pobreza e melhoria da qualidade de vida das populações.
Informação económica sobre Estados-Membros com planos de austeridade: