Numa invulgar posição de força conjunta, os presidentes de cinco dos principais grupos políticos no Parlamento Europeu, os coordenadores de duas comissões parlamentares e os relatores da diretiva “Women on Boards”, entre os quais a eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho, enviaram nesta quinta-feira uma carta ao Conselho Europeu, defendendo que “o momento de termos mais mulheres nas administrações das empresas é agora”.
Os eurodeputados do PSD votaram esta tarde a favor da nova Lei Europeia do Clima, que consagra uma meta vinculativa para alcançar a neutralidade climática até 2050. Esta obrigação irá forçar os Estados-membros a tomarem medidas para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
A delegação do PSD no Parlamento Europeu, em estrita coordenação com o PSD Açores, lança a #MissãoAÇORES, “com o intuito de reforçar a defesa dos interesses da Região na Europa”, afirmou o chefe da delegação do PSD, Paulo Rangel.
A União Europeia alocou, até setembro, um total de 440,6 milhões de euros destinados a financiar projetos de investigação relacionados com a COVID-19. Destes, 25 estão “diretamente relacionados com o diagnóstico”, sendo que um deles – o projeto “HG nCoV19 test” -, apoiado desde janeiro, na sequência do primeiro apelo ao setor lançado pela Comissão Europeia, já resultou na autorização de introdução no mercado “de um novo sistema portátil para detetar infeções virais que dá resultados fiáveis em 30 minutos”.
Eurodeputados portugueses, espanhóis e franceses escrevem à Presidente da Comissão e à Ministra da Agricultura da Alemanha
Paulo Rangel considera “incompreensível a decisão do Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, o socialista espanhol Josep Borrel, de enviar uma missão da UE para negociar com Nicolas Maduro um eventual adiamento das eleições parlamentares.”
"Task Force" do Turismo do Parlamento Europeu volta a reunir com o sector para análise pós Verão; Cláudia Monteiro de Aguiar, coordenadora do PPE no grupo de trabalho do Turismo, insiste em “financiamento específico e uma Política Europeia de Turismo”; Eurodeputada "lamenta a ausência no debate de outros colegas na defesa de um sector vital para a economia de Portugal".
A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho, questionou hoje os responsáveis da indústria farmacêutica sobre a segurança e a eficácia das vacinas contra a covid-19 atualmente em desenvolvimento junto dos grupos mais vulneráveis da população.
O Grupo Parlamentar do PSD no Parlamento Europeu questionou, com carácter prioritário, o Conselho da União Europeia sobre a recente nomeação do Procurador português José Guerra para a Procuradoria Europeia.