PSD quer saber se a Comissão Europeia tem garantias de segurança e se o Governo português tem feito diligências no sentido de acelerar o encerramento da central.
A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho considerou, nesta quinta-feira, que as doenças cardiovasculares “têm de ser prioritárias na agenda politica da União Europeia”, defendendo que o combate a este flagelo – responsável por 36% das mortes na Europa e quase 13 milhões de novos casos anuais - passa desde logo por aumentar as verbas dedicadas à investigação, “desde a fundamental à fase clínica”, no âmbito do próximo programa-quadro Horizonte Europa.
Região dos Açores recebe 8,2 milhões de euros para fazer face aos danos provocados pelo furacão Lorenzo. Parlamento Europeu aprova relatório de José Manuel Fernandes para mobilização do Fundo de Solidariedade da UE.
Parlamento Europeu pede financiamento imediato para apoio às empresas e empregos do sector do Turismo. Criação de um selo de certificação sanitária para o destino Europa. Plano de ação urgente para enfrentar uma possível segunda vaga da pandemia. Criação de um Mecanismo de Gestão de crises para o Turismo na União.
Cláudia Monteiro de Aguiar, membro efetivo da Comissão dos Transportes e Turismo, enviou hoje uma pergunta escrita à Comissão Europeia, subscrita por toda a delegação do PSD, onde questiona a luz verde dada ao Governo de Portugal para conceder um empréstimo de 1.200 milhões de euros à TAP-Transportadora Aérea Portuguesa.
A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, assegurou nesta terça-feira um amplo apoio da Comissão ITRE – Indústria, Inovação e Energia às suas propostas estratégicas para o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), que deverá receber entre três e 4,8 mil milhões de euros (propostas da Comissão Europeia e do Parlamento) do próximo programa-quadro da Ciência, o Horizonte Europa. O relatório aponta para uma gestão mais equilibrada e transparente dos recursos desta instituição, propondo corrigir assimetrias regionais e temáticas na distribuição dos fundos.
Álvaro Amaro alerta Comissão Europeia para a necessidade do reconhecimento das especificidades dos territórios de baixa densidade, com uma dotação financeira específica.
Paulo Rangel desafia Comissão Europeia a criar uma plataforma simples de informação sobre as Fronteiras na União Europeia
Os membros do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão ITRE – Indústria, Investigação e Energia, escreveram à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para lhe comunicarem as suas preocupações em relação às estratégias para a aplicação das verbas previstas no próximo quadro financeiro plurianual (MFF) e no plano de recuperação intitulado: Next Generation Europe.
Até hoje a iniciativa legislativa na União Europeia cabe em exclusivo à Comissão Europeia; Relatório de Paulo Rangel visa a mudança deste equilíbrio de poderes na União Europeia de modo a no futuro próximo dotar o Parlamento Europeu de iniciativa legislativa.