Parlamento Europeu aprovou hoje acordo final do Regulamento que estabelece o InvestEU; Eurodeputado José Manuel Fernandes, negociador do programa, salienta impacto na economia europeia e no emprego; Programa vai mobilizar mais de 400 mil milhões de euros em investimentos públicos e privados, durante os próximos sete anos
A social-democrata Lídia Pereira que, em agosto de 2020, liderou um movimento internacional de apoio à transição para a democracia na Bielorrússia, reuniu este sábado, com Svetlana Tikhanovskaya, que se encontra em Lisboa para conversações com a Presidência Portuguesa da União Europeia.
Portugal, na Presidência do Conselho, “deve colocar a coordenação e medidas de apoio para o turismo e viagens como ponto principal da sua agenda, porque a retoma económica do país não se fará sem o Turismo". Relatório propõe a criação de “um selo sanitário, como procedimento de criação de valor no destino Europa e conferindo carácter distintivo "clean and safe" face a países terceiros”. PSD lidera defesa de um dos mais importantes setores para Portugal: o Turismo
Parlamento Europeu atribui prémio ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) - Escutismo Católico Português; Distinção proposta pelo Eurodeputado José Manuel Fernandes que destaca o trabalho do CNE na promoção dos valores europeus e humanistas; Reconhecimento do CNE pela educação e formação dos jovens para a cidadania ativa e desenvolvimento de competências.
O diretor-geral da Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural apresentou hoje o programa de trabalho de 2021 relativo à política de promoção dos produtos agroalimentares da UE. O programa prevê apoios na promoção nos mercados interno e externo na ordem dos 174 milhões de euros.
Foram aprovados 3 projetos piloto apresentados pelo PSD para ajudar a ultrapassar a crise; Os projetos aprovados foram na área do Turismo (Gestão de crises no sector), da Restauração (RestWithEU) e do ambiente (Cidades sustentáveis); O valor do financiamento pode chegar aos 4.5 milhões de euros.
Álvaro Amaro defende reforço das medidas apresentadas em maio de 2020; A razão pela qual a Comissão “não aumenta a disponibilidade financeira dos apoios concedidos”, dá o mote à missiva que reclama por maior apoio à vitivinicultura.
O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira, por ampla margem, uma resolução sobre “os desafios de futuro nos direitos das mulheres na Europa”. Vinte e cinco anos após a assinatura da Declaração de Pequim (setembro de 1995) e da criação de uma Plataforma de Ação, os eurodeputados registam a persistência de problemas antigos, desde o maior risco de pobreza das mulheres à violência de género, e identificam outros novos, como o fosso de género no acesso às carreiras nas tecnologias digitais.
A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi nomeada relatora da posição do Parlamento Europeu sobre a nova geração de parcerias europeias, no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa. Em causa está um conjunto de nove parcerias público-privadas, abrangendo áreas tão distintas como a aviação limpa, o hidrogénio, a economia circular para o ambiente, a ferrovia, os medicamentos inovadores e saúde global, agregadas num único relatório, e ainda uma parceria específica pública-pública referentes a sistemas de medida.
Os Eurodeputados do PSD, Lídia Pereira, Álvaro Amaro e Cláudia Monteiro de Aguiar enviaram, esta semana, à Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar e à Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural, propostas de alteração à posição do Parlamento Europeu sobre a futura Estratégia “do Prado ao Prato”, em que defendem as Regiões Ultraperiféricas no alcance de metas sustentáveis, alertando para o facto de que “nem todas as Regiões arrancam do mesmo ponto de partida e à mesma velocidade”.