O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira, por ampla margem, uma resolução sobre “os desafios de futuro nos direitos das mulheres na Europa”. Vinte e cinco anos após a assinatura da Declaração de Pequim (setembro de 1995) e da criação de uma Plataforma de Ação, os eurodeputados registam a persistência de problemas antigos, desde o maior risco de pobreza das mulheres à violência de género, e identificam outros novos, como o fosso de género no acesso às carreiras nas tecnologias digitais.
A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi nomeada relatora da posição do Parlamento Europeu sobre a nova geração de parcerias europeias, no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa. Em causa está um conjunto de nove parcerias público-privadas, abrangendo áreas tão distintas como a aviação limpa, o hidrogénio, a economia circular para o ambiente, a ferrovia, os medicamentos inovadores e saúde global, agregadas num único relatório, e ainda uma parceria específica pública-pública referentes a sistemas de medida.
Os Eurodeputados do PSD, Lídia Pereira, Álvaro Amaro e Cláudia Monteiro de Aguiar enviaram, esta semana, à Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar e à Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural, propostas de alteração à posição do Parlamento Europeu sobre a futura Estratégia “do Prado ao Prato”, em que defendem as Regiões Ultraperiféricas no alcance de metas sustentáveis, alertando para o facto de que “nem todas as Regiões arrancam do mesmo ponto de partida e à mesma velocidade”.
A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, questionou esta quinta-feira quatro ministros sobre as estratégias da presidência portuguesa do Conselho Europeu, avisando que, em várias áreas-chave, esta terá de atingir níveis de eficiência bastante superiores aos que Portugal tem registado internamente.
26
Jan
A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, foi esta terça-feira incentivada pelos deputados da Comissão FEMM – Direitos das Mulheres e Igualdade dos Géneros, no Parlamento Europeu, a fazer avançar no Conselho Europeu alguns dossiês há muito adiados, nomeadamente a aprovação da diretiva sobre as mulheres nos conselhos de administração das sociedades cotadas (Women on Boards) e a criação de uma estrutura específica ao nível do Conselho para a discussão e negociação das questões de género entre os Estados-Membros.
Na apresentação do programa da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia para os Oceanos, Economia Azul e Pescas aos Eurodeputados da Comissão de Pescas do Parlamento Europeu, Cláudia Monteiro de Aguiar interpelou o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, no sentido de saber que ações concretas serão encetadas no sentido de apoiar um sector fortemente atingido pela crise pandémica.
O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, a propósito da decisão de encerramento da refinaria da Galp em Matosinhos, decidiu interpelar a Comissão Europeia sobre as condições em que serão usados os fundos europeus, designadamente no que toca à resposta ao impacto social e económico na região afetada e nos cerca de 500 postos de trabalho diretos e 1.000 indiretos. A missiva enviada à Comissão Europeia foi subscrita pelos eurodeputados socias democrata Paulo Rangel e Maria Graça Carvalho,
A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi nomeada pela Comissão IMCO – Mercado Interno e Proteção dos Consumidores - relatora-sombra do relatório de iniciativa sobre a eliminação de barreiras não pautais no Mercado Único.
A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi encarregue, pela Comissão ITRE – Indústria, Investigação e Energia, da negociação, em nome do Partido Popular Europeu (PPE), da resolução sobre a Área Europeia de Investigação (ERA).
A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho defendeu, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, a necessidade de uma formação específica do Conselho em matéria de igualdade de género.