Hélder Sousa Silva deixou hoje o apelo na Comissão dos Orçamentos, para que “não deixemos instrumentalizar o orçamento da UE para 2026”. A participar na preparação do orçamento para o próximo ano, o eurodeputado português alertou ainda para a necessidade de se conseguirem acordos, de forma a fortalecer a posição e a imagem da Europa perante os seus cidadãos e o mundo.
A eurodeputada do PSD sublinhou o papel central da energia na construção de uma Europa competitiva e sustentável “Portugal e a Europa têm avançado significativamente na incorporação de energias renováveis, mas o futuro exige um planeamento estratégico que permita conciliar a descarbonização com a competitividade económica”, afirmou.
30
Jan
Integram ainda as novas comissões permanentes da Segurança e da Defesa e da Saúde Pública, os deputados do PSD, Hélder Sousa Silva e Sérgio Humberto, respetivamente.
O Eurodeputado organizou, em Bruxelas, em parceria com a CONFAGRI, uma conferência dedicada ao papel das cooperativas na digitalização da agricultura, sublinhando que estas “têm a capacidade de colmatar lacunas estruturais, reduzir custos e dotar os agricultores de competências digitais essenciais”.
O eurodeputado Hélder Sousa Silva recebeu, no Parlamento Europeu (PE) em Bruxelas, uma delegação de alto nível do setor agrícola brasileiro, liderada pela senadora Tereza Cristina. Segundo o eurodeputado português, “ações de trabalho como estas servem para aproximar as relações entre a UE e o Brasil”, intermediadas pela Delegação do PE para as Relações com a República Federal do Brasil (D-BR),que o próprio preside.
A presença dos auditores do IDN foi destacada como um exemplo do compromisso de Portugal em formar líderes preparados para os desafios da segurança global, promovendo o diálogo entre os decisores europeus e os futuros responsáveis pela segurança e defesa nacional.
Segundo Paulo do Nascimento Cabral, "Cabo Verde, tem, sem dúvida, uma enorme importância estratégica enquanto interveniente relevante no oceano Atlântico, servindo também de porto à frota europeia".
O deputado Paulo Cunha, chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu, foi nomeado responsável do PPE na emissão de parecer por parte da Comissão que aborda as liberdades cívicas (LIBE), para a diretiva que estabelece o sistema de exercício do direito de voto e de elegibilidade para o Parlamento Europeu para cidadãos da UE que residem num Estado-Membro do qual não têm nacionalidade.
O Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral manifestou-se "cansado, mas muito satisfeito pela aprovação e voto de confiança dos colegas das Pescas" do seu relatório sobre o Acordo de Parceria no Domínio da Pesca Sustentável entre a União Europeia e a República de Cabo Verde na Comissão das Pescas, "com apenas 4 votos contra",na reunião que decorreu esta manhã, no Parlamento Europeu em Bruxelas.
Durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, em debate sobre a necessidade de criação de normas globais para o setor das criptomoedas, a eurodeputada social-democrata Lídia Pereira alertou para os desafios e oportunidades desta tecnologia emergente.