A eurodeputada do PSD, Lídia Pereira, apelou durante a última sessão plenária do Parlamento Europeu, a uma transmissão mais rápida dos efeitos da política monetária do Banco Central Europeu (BCE) para o dia a dia das famílias, particularmente no que respeita ao crédito à habitação.
"A dependência de fontes externas de proteína torna a União Europeia vulnerável a disputas comerciais, às restrições às exportações e às tensões geopolíticas. Necessitamos, por isso, de um sistema alimentar mais autónomo e autossuficiente", afirmou o Eurodeputado do PSD.
"Enquanto o mundo se foca na IA e na blockchain, poucos em Bruxelas percebem que a computação quântica pode ser a maior revolução de todas – e que o nosso ‘momento ChatGPT’ está ao virar da esquina.”
O Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral reuniu com a direção da delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias - ANAFRE, para “auscultar as principais preocupações das freguesias no que concerne aos fundos comunitários e ao projeto europeu”.
Sérgio Humberto recebeu, no Parlamento Europeu, a embaixadora Manuela Teixeira Pinto, da Representação Permanente Portuguesa, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
05
Fev
O Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral interpelou a Diretora Geral da DG MARE, Charlina Vitcheva, referindo que "precisamos cada vez mais que se cumpra o que o Comissário para as Pescas e Oceanos, Costas Kadis, prometeu, que é ir aos pescadores, ir visitar as comunidades piscatórias, para ver in loco aquelas que são as dificuldades dos nossos pescadores".
O eurodeputado do PSD criticou o facto de existir um único programa comunitário inteiramente dedicado à Cultura - Europa Criativa, representando apenas 0,2% do atual Quadro Financeiro Plurianual.
Sérgio Humberto, membro da Comissão dos Transportes e Turismo (TRAN), participou, em Lisboa, na apresentação da segunda edição do Relatório Ambiental sobre o Transporte Marítimo Europeu (EMTER 2025).
04
Fev
O eurodeputado do PSD anunciou o início do “Roteiro pela juventude escolar dos Açores”, que o irá levar “a percorrer todas as escolas dos Açores, também de ensino profissional, na promoção de uma participação mais ativa na definição das políticas europeias e aprofundamento do conhecimento da União europeia, da qual também fazemos parte, apesar de estarmos mais distantes”.
Enquanto membro da nova comissão, que foi constituída oficialmente esta semana, Sérgio Humberto partilhou que “este é um passo importante para a União Europeia, uma oportunidade para assegurarmos a liderança na área da saúde e de sermos os parceiros que os portugueses e os europeus merecem”.